O Filme. O Trailer. O Poster. O Video-Clip. O Actor. A Actriz. O Realizador. Cinema enquanto passatempo, paixão e vício.
publicado por Fernando Oliveira | Segunda-feira, 11 Junho , 2007, 21:44
Parece que foi ontem que vi pela primeira vez, numa segunda-feira à noite, na Sic, o capítulo IV de Star Wars. Na altura senti-me bastante confuso por não saber onde andavam os três episódios anteriores, mas só por alguns segundos, porque depois... Uma nave de batalha imperial dominava o ecrã, em perseguição ao que se assemelhava muito a um pequeno bote salva-vidas onde iam os Rebeldes da Princesa Leia... Ao assistir a esta cena clássica num pequeno ecrã (numa tv que já nem está cá em casa) fiquei imediatamente arrebatado. O resto do filme não desiludiu e o episódio seguinte ( O Império Contra-ataca) deixa qualquer espectador com os cabelos em pé ao saber a terrível verdade sobre a filiação paternal da personagem principal.
Mas divago. A vinte e cinco de Maio do Ano do Senhor de 1977 estreava em 32 salas norte-americanas o filme que impressionou tanto publicos como cineatas (Ridley Scott, já na altura a pensar numa experiência claustrofóbica com um Oitavo Passageiro, disse as seguintes palavras: "Bolas! Alguém o fez antes de mim...").
Conhecido em todo o mundo, este filme fez a fortuna e a reputação de George Lucas, apesar de o próprio quase ter destruído a ultima com uma coisa chamada "Howard the Duck". Star Wars lançou também para o estrelato três jovens actores, tendo sido o início de uma carreira fantástica para Harrison Ford, amaldiçoado a de Mark Hammill (continua a ser confundido com a personagem que interpretava) e revelado uma jovem Carrie Fisher que teve de contrariar a própria mãe para aceitar o papel.
Sinto que por mais palavras que escreva nunca farei justiça a este fenómeno de bilheteira, mas também inovação na forma de fazer Cinema (sim, com Maíscula) que foi a Guerra das Estrelas.
Peço desculpa pela linguagem demasiado comprometida com o objecto, mas este é daqueles filmes que me ficaram na memória desde a infância e que só cresceram na minha consideração quando aprendi (processo contínuo, ainda continuo a aprender) a ver Cinema.~
Parabéns, ainda que atrasados, ao George, ao Obi-Wan Kenobi, Darth Vader, Luke Skywalker, Leia Organa, Han Solo, Chewbacca, Greedo, Bobba Fett, Jabba the Hut, Lando Calrissian, Imperador Palpatine, etc etc etc...

Nuno Felício a 30 de Junho de 2007 às 01:41
O verdadeiro Star Wars Nerd...

mais sobre mim
Junho 2007
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
26
27
28
29
30


pesquisar neste blog
 
blogs SAPO
RSS